Nos bastidores das vitrines Imaginarium

Você sabia que, na Imaginarium, todas as vitrines do país são trocadas pontualmente na mesma data? Pra que isso aconteça, a equipe de Vitrine e Visual Merchandising dá início à criação das Campanhas sempre com três meses de antecedência. Vem com a gente conhecer um pouco mais deste processo!

Pra começar, vale dizer que estamos sempre pensando em cinco campanhas simultaneamente. Como assim? Bom, uma é a campanha que está na loja neste momento. Outra é a que está a caminho das lojas, que acompanhamos cada detalhe (chegou o material? Está tudo inteirinho?). A terceira é a campanha que já foi aprovada e está sendo produzida. A quarta é a campanha que está em plena criação e desenvolvimento, e, finalmente, a quinta é a que já estamos planejando e pesquisando referências. Sim, todas as cinco campanhas acontecem ao mesmo tempo, cada uma em sua respectiva etapa! Alguém aí falou em multitarefas?!

E como tudo isso acontece? Antes de tudo, decidimos o mix de produtos, que é o que precisa estar na vitrine naquele momento (no dia dos namorados, temos jogos divertidos, no dia das mães, muitas bolsas, e por aí vai). Logo em seguida, iniciamos os testes de exposição dos produtos num espaço de simulação da vitrine para entender como estes produtos conversam entre si e quais são as necessidades de exposição. Nesta mesma etapa as ideias começam a brotar e nos perguntamos: “qual é a história que queremos contar com esta vitrine?”

A etapa seguinte após a aprovação do projeto é a de planejamento da produção, e aqui toda a atenção da equipe de VM é essencial, pois precisamos atender às necessidades de cada loja, e, com um detalhe: cada loja tem projeto arquitetônico e mobiliário diferenciado.

Na sequência, se inicia a etapa de produção dos materiais, onde tudo vira realidade. Com lojas em todas as regiões do país, imagina a loucura pra entregar tudinho sempre com pelo menos um dia antes da montagem da vitrine!

No dia da montagem, todas as lojas têm em mãos um passo-a-passo com fotos detalhadas (e às vezes até vídeo!) de como deve ser realizada a montagem dos materiais. E, quando terminam de montar, enviam fotos pra gente analisar e ver se ficou tudo perfeitinho, conforme imaginamos.

A cada ano, são 14 novas campanhas (que na verdade abrangem vitrines, fachadas, interior da loja, ações de marketing e ponto-de-venda). E tudo isso porque temos muitas, mas muitas histórias para contar sobre como trazer mais diversão para o seu dia-a-dia com os nossos mais de 365 lançamentos a cada ano. ;)