10 dicas para economizar no dia a dia

Dinheiro na mão é vendaval, mas a gente sabe direitinho como transformar numa brisa fresca e bem agradável que até sopra de volta um dinheirinho extra pra você.

E nem é mágica, não. Basta um pouquinho de disciplina e organização que essa maravilha já vira realidade. Então vem logo conferir as 10 dicas para economizar no dia a dia, gastando menos e com mais qualidade:

#1. Escolha um cofre: O primeiro passo pra começar a economizar é o cofre. Ele o símbolo de quem tá a fim de juntar um din-din. E comprar um cofre não é considerado uma despesa, mas sim um investimento, já que um cofre criativo e descontraído funciona (e muito) como um estímulo na hora de poupar. Então bora investir muito bem com os cofres Imaginarium?! ;)

#2. Tenha um objetivo: Saia de casa sabendo o que você vai precisar gastar no seu dia. Lógico que imprevistos surgirão, mas eles não podem virar rotina também, né?! E se você for sair pra comprar algo, mantenha o foco apenas nisso que é necessário. Ou seja, antes de sair de casa sempre tenha um propósito muito bem pensado para o seu santo dinheirinho.

#3. Aprenda a dizer não: Ai, pra algumas pessoas essa parte é sofrida. Dizer não pode ser bem complicado mesmo, mas é necessário. Nem sempre a gente pode ter e aceitar tudo que nos é oferecido, e nem sempre a gente pode abraçar o mundo. Dizer e ouvir “nãos” faz parte desse processo louco chamado “viver”, e pode parecer meio bizarro, mas no fim das contas até que eles podem fazer bem pra gente, viu?

#4. Faça listas: Principalmente quando for sair pra comprar mais de uma coisa, em grandes lojas de departamento ou supermercados, tenha sempre a listinha do que você realmente precisa em mãos, pra não se perder no meio de tanta distração. A lista feita em casa é bem mais precisa, logo as besteirinhas de percurso vão ficar de fora dessa.

#5. Pechinche: Precisa ter vergonha, não. Quando você tiver a liberdade de pedir um desconto camarada, aproveite e peça com jeitinho e, claro, sempre com muita educação. Não é a obrigação do vendedor, mas vai que dá certo, né?! :)

#6. Aposente cartões: Dê um belo chá de gaveta nos seus cartões e deixe-os em casa. Eles são muito práticos sim, mas é aí que mora o perigo. Comprando uma coisinha aqui e outra ali, quando a gente vê, pfff, cadê o dinheiro que tava na minha conta? Sumiu. Isso quando não rola as indesejáveis dívidas. :/

#7. Pague em dinheiro: Saque um tanto de dinheiro previsto pra usar no mês ou na semana, e use apenas ele, sabendo que você não pode ultrapassar essa sua meta inicial. Com o dinheiro em mãos fica bem mais fácil visualizar o quanto você tem e o quanto pode gastar.

#8. Registre as despesas: Gastou? Agora coloque tudo na ponta do lápis. Tenha uma cadernetinha para anotar os seus gastos. E ó, tem que escrever na hora pra não correr o risco de acabar esquecendo. E tudo tem que ir pra essa conta aí, sem exceção, até as miudezas e centavinhos. Aplicativos no celular podem ajudar. ;)

#9. Pegue coisas emprestadas, transforme e crie outras: Ao invés de comprar um vestido pra um casamento que você só vai usar uma vez, converse com as amigas, troque, pegue emprestado. Isso vale pra um montão de coisas. Além do que, a criatividade é sempre uma ótima aliada da economia. Crie coisas novas, transforme o que você já tem… Pra isso, pode ficar sempre de olho nas dicas e DIYs que rolam por aqui.

#10. Aproveite as promos da Imaginarium: Falar em economizar sem falar em aproveitar promoção não faz nem sentido, né mesmo? Então você sabe pra onde tem que ir, certo? Exatamente, na loja Imaginarium mais próxima ou na nossa loja virtual e garantir muitos produtos de qualidade por um preço baixíssimo! Aí é só alegria e uma graninha extra no bolso. ;D

Imagens: 1 | 2 | 3