5 Dicas pra tirar fotos criativas

Hoje o dia é da fotografia, mas a noite é… da fotografia também! Não importa o horário ou o tempo, o importante agora é clicar com muita criatividade e garantir fotos incríveis pro resto da sua vida… parece um resultado difícil de se alcançar? Pois não será mais depois dessas dicas preciosas pra tirar fotos criativas:

#1. Brincar com a perspectiva sempre rende resultados muito divertidos. Quem nunca se imaginou segurando a tortinha Torre de Pisa? Mas não precisa ir tão longe pra fazer essas brincadeiras… um pouquinho de imaginação e amigos participativos já rendem fotos super engraçadas.

#2. Inverter os papéis também vale! Colocar um objeto em primeiro plano, compondo e completando o resto do cenário, também sempre resulta em fotos muito bacanas.

#3. pensou em fazer fotos na chuva? Pois é, se você não é feito de açúcar, não precisa se preocupar quando a água cai do céu. Muito pelo contrário, tem que aproveitar e fazer vários registros charmosos com as gotículas, sejam elas na própria lente ou num vidro em frente à cena a ser clicada.

#4. Para fotos de lugares, ficar íntimo do ambiente é o primeiro passo. Conheça os detalhes e as peculiaridades do que você quer fotografar. A sua cidade, por exemplo, com certeza tem lugares que você já conhece como a palma da sua mão, então tente agora observá-los sob outro ponto de vista, não o de quem está passando, mas de quem está admirando. Várias coisas legais vão surgir!

#5. Aliás, observar com carinho tudo ao seu redor é a grande dica pra toda e qualquer fotografia. Apreciar os trejeitos das pessoas na rua, na sua casa, seu cachorro, gato, os passarinhos nos fios do poste até as formiguinhas no açucareiro, sempre vai render clicks espontâneos e sinceros. Tem coisa mais bonita?

E falando em criatividade fotográfica, o projeto Lá Tinha mostrou que essa pode ser uma arte acessível a todos, basta um empurrãozinho de gente interessada em expandir #acorrentedobem. Foi o que os brasileiros Bob Ferraz e Diego Bastos Cunha fizeram pelas periferias de Portugal.

Através de oficinas, para jovens e crianças, foram ensinadas a criar câmeras fotográficas artesanais com latinhas de sardinha, no estilo da clássica La Sardina que é sucesso na Imaginarium. Os participantes mostravam assim a sua visão do lugar onde vivem e o que “lá tinha” pra eles. E olha que o projeto tá crescendo, e promete chegar ao Recife e Rio de Janeiro logo mais, hein!

Curtiu? Anotou? Memorizou? Então agora é só botar em prática. ;)