Conheça o T-Bone, o açougue cultural!

Já foi a um açougue de artes? É isso aí mesmo, ninguém está louco por aqui, não… essa é a mais pura e belíssima realidade proporcionada por Luiz Amorim, um entusiasta do mundo das artes que hoje conta com inúmeros projetos, e entre eles está o T-Bone, um açougue-biblioteca (vimos no Follow the Colors).

A história de Luiz é bem inspiradora. Ele nasceu em Salvador, mas ainda na infância foi pra Brasília, onde logo começou a trabalhar. Foi alfabetizado só aos 16 anos e conseguiu finalmente ler um livro completo lá pelos seus 18 anos. Era empregado em um açougue que estava beirando a falência, mas foi então que conseguiu comprar o estabelecimento e começar a montar o seu próprio negócio do seu jeito. Aí que surgiu a ideia de unir o útil ao agradável e, entre uma vitrine de carne e outra, Luiz arranjou um cantinho pra disponibilizar os seus primeiros 20 livros gratuitos pra comunidade, acervo esse que cresceu e hoje em dia já conta com mais de 20 mil livros.

E o incentivo a leitura tá lá entre os empregados também, viu? Quem lê um livro mensalmente e entrega um resumo da obra pra ele, além do conhecimento adquirido, também recebe no fim do mês um belo estímulo no valor de R$ 200 a mais no salário!

Mas ele não parou por aí, não! Outros projetos foram criados e continuam ampliando os horizontes tanto do Luiz quanto de todos agraciados por eles. Como o Projeto de Noites Culturais, que nada mais é que um espaço público em que as pessoas podem ter um contato mais direto com escritores, artistas plásticos e músicos como Erasmo Carlos, Milton nascimento, Moraes Moreira e vários outros nomes que já passaram por esse evento.

Levou também a iniciativa da leitura do seu açougue para os pontos de ônibus da sua cidade com a Biblioteca Popular, que além da disponibilidade dos livros também conta com computares e acesso a internet.

Mas pera que tem mais! Luiz ainda promove anualmente a Bienal de Poesia do B, projeto que reúne artistas e seus trabalhos para serem expostos nas ruas, com arte acessível a todos como lhe é de costume! Espia só o que ele tem a dizer sobre tudo isso:

“O meu trabalho é um trabalho de arte, o que eu faço é arte. A arte não é só quando você pinta um quadro, quando faz uma composição ou escreve um livro. Para os gregos, na teoria grega, o que eu faço também é arte, tudo que você faz que leve o ser humano a uma reflexão, é arte.”