Curiosidades sobre o Natal

Estes dias, contamos aqui sobre o Calendário do Advento e a contagem regressiva para o Natal, que nem todo mundo conhece, e é muito interessante e divertido. Dessa vez, descobrimos várias curiosidades sobre o Natal, inclusive com diferenças sobre como é comemorado em diversos lugares do mundo. Olha que legal:

– Quando surgiu, na Alemanha durante a Idade Média, a árvore de Natal era um pinheiro enfeitado com maçãs, e era conhecido como “Árvore do Paraíso”, uma referência à Festa de Adão e Eva, comemorada em 24 de dezembro.

– Você sabia que existe um dia certo pra montar a árvore? Aliás, tudo depende do país, mas, por aqui, a tradição diz que a árvore deve ser montada em 6 de dezembro, dia de São Nicolau, e desmontada em 7 de janeiro, depois do Dia de Reis.

– Aliás, falando em São Nicolau, vale lembrar que ele foi o inspirador do Papai Noel. Em vários países ele é conhecido como Santa Claus, e, em Portugal, Papai Natal.

– O Natal já foi uma festa proibida. Na Inglaterra do século XVII, associavam o dia a comilança, preguiça… e pecado, claro!

– Na França, o Natal é também o dia da reconciliação. Nada mais normal, né? Aproveitando clima de festa, família e confraternização, muitos desencontros e briguinhas bobas podem ser resolvidas.

– Na Índia, nada de pinheiros. São as árvores típicas do país, como a mangueira e a bananeira, que são enfeitas para a comemoração.

– Na Letônia, a fábrica do Papai Noel não pode parar: são 12 dias de presentes para as crianças!

– Na Austrália e na África do Sul, a festa rola ao ar livre, inclusive na praia.

– O hábito de comer peru no Natal surgiu nos Estados Unidos. Antes dele, eram servidos gansos, cisnes e pavões.

E você, já ouviu alguma outra curiosidade? Conta pra gente.