DIY: como fazer café na prensa francesa

No DIY de hoje temos amor. Bom, quer dizer temos café, mas café, amor, amor café… Dá na mesma, né?! Só que esse cafezim que vamos ensinar a fazer é especial, é pra se amar em francês, com muito mais charme e requinte.

E profissionalismo também, porque contamos com as ajudas e dicas de mestre do barista Luis Felipe – no espaço charmoso e aconchegante do Café Uma Origem, no Mercado São Jorge, em Floripa – pra fazer um café no Copo Prensa Francesa Meu Café, que é de beber rezando e agradecendo aos deuses por essa maravilha.

Esse tipo de café é paixão entre quem conhece do assunto porque preserva as propriedades naturais dos grãos, claramente sentidos no aroma e no sabor. Além disso, é ecologicamente correto, já que não usa filtros.

É profissa? É. É super fácil de fazer? Também. Seguindo as dicas de quem sabe, não vai ter erro, só vai ter muito amour em forma líquida de café. Espia:

Você vai precisar de:

Passo a passo: 

#1. Triture as 28 gramas dos grãos de café em moagem grossa.

#2. Aqueça os 450 ml de água até que ela comece a chiar. Aí significa que tá no ponto!

#3. Coloque o café moído no Copo Prensa Francesa Meu Café.

#4. Agora vem o truque: primeiro faça uma pré-infusão despejando apenas 50 ml da água.

#5. Aguarde uns 50 segundos e aí pode colocar os 400 ml restantes.

#6. Mexa bem mexidinho. Feche pressionando a tampa e já tá pronto, gente bonita!

Espia o Luis Felipe com a mão na massa, mostrando todos os detalhes do processo, aqui no vídeo:

Essa versão do vídeo é pra quem pode moer na hora (que é o ideal), mas quem já comprar o café pronto, também não vai ter problema, basta escolher moagem grossa (pra não ficar pedacinhos de café). Aí são 3 colheres bem cheias e 450 ml de água, sem deixar que ela ferva muito pra não queimar o café.

Então fica aí a dica pra experimentar (e se apaixonar) por esse autêntico café, pra passar no Uma Origem Café e se esbaldar com todo o tipo de delícia que eles fazem com esses grãozinhos que a gente tanto ama. E também fica aqui o nosso super obrigado ao Luis Felipe, ao Zélio e a todos desse cantinho aconchegante. :)