DIY: Como fazer um Calendário de Natal

Em poucos dias começa oficialmente a contagem regressiva pro Natal! Mas pra não se perder nas contas (entre tantas outras contas que surgem no fim de ano, né?) e ainda dar um charme na decoração natalina da sua casa, conte com a querideza do calendário de Natal que vamos ensinar a fazer nesse DIY!

Tradicionalmente conhecido como calendário do advento, esse jogo é um costume bem antigo que veio lá da Alemanha, mas com o tempo foi se modernizando e invadiu casas ao redor do mundo pra deixar o clima de Natal mais divertido e bonito. Ele é formado por 25 bolsinhos (ou janelinhas) contendo cada uma delas um enfeite de Natal. Dessa forma, todo dia, a partir do dia 1º até o dia 25 de dezembro, um enfeite por vez deve ser pendurado na árvore de Natal, até chegar a tão esperada data e estar tudo completo!

Esse DIY pode até ser um pouco trabalhoso, mas o resultado vale super a pena, porque além de decorativo, ele é mega instrutivo pras crianças e divertido pra qualquer um que goste de Natal!

Então é só reservar um bom tempinho, quem sabe já reunir a família pra uma força-tarefa do jeito que o bom velhinho gosta, e mãos à obra:

Você vai precisar de:

  • Tesoura
  • Fibra para enchimento (opcional)
  • Tecidos coloridos (usamos feltro)
  • Botões (pelo menos 25, um pra pendurar cada enfeite)
  • Linha
  • Cola de tecido
  • Fios coloridos
  • Lápis
  • Régua
  • 2 canos ou varões de cortina

Passo a passo:

#1. Comece fazendo um esboço dos espaços onde ficarão os enfeites. Com uma régua, desenhe 25 retângulos iguais, com 7 na horizontal e 5 na vertical. Corte apenas as 5 tiras horizontais.

#2. Costure as tiras sobre o tecido que será a base. Costure também sobre as marcações verticais, formando assim os 25 bolsinhos. Quem tiver uma máquina de costura disponível pode usar à vontade, o processo vai ficar bem mais rápido! Nós pespontamos tudo a mão… mas bem que bateu aquela vontadezinha de recorrer às habilidades manuais da vó, que terminaria tudo num piscar de olhos!

#3. O segundo passo é desenhar a silhueta da árvore, cortá-la e colá-la sobre o tecido base (a árvore fica na parte de cima e os bolsinhos na parte de baixo do tecido). Vale fazer umas partes em outro tom de verde, pra colar em cima e dar um efeito bacana. Depois é a hora de pregar os botões (25) pela árvore.

#4. Faça os números de 1 a 25, corte e cole em ordem sobre cada um dos bolsinhos.

#5. Agora pode colocar os canos/varões na parte superior e inferior do tecido base, enrolar e colar essas margens. Isso servirá pra deixar o calendário firme e pra você poder pendurar pela casa.

#6. Então só faltam os enfeites e é agora que a criatividade pode vir com tudo. Comece fazendo os esboços dos enfeites sobre os tecidos. Você vai desenhar, cortar, colar/costurar as partes e colocar os fios para pendurá-los nos botões da árvore (quanto maiores os fios mais firmes eles vão ficar). Espia alguns exemplos:

Quem quiser usar a fibra de enchimento pra os enfeites não ficarem achatados, pode mandar ver. Enfim, dá pra fazer como esses que criamos, procurar outras referências pelo Pinterest, inventar os seus próprios ou ainda misturar um pouco de tudo! O tamanho desse calendário fica a sua preferência também. Nós fizemos grandão, mas dá pra fazer bem menor e ficar um amorzinho só.

Aí é só colocar um enfeite em cada bolsinho e esperar dezembro finalmente começar pra ir montando a sua árvore com toda a expectativa, empolgação e carinho que o Natal merece. <3