DIY: como organizar viagem com a família

A casa vai na mala, a felicidade vai carimbada no passaporte e a união vai fazendo a força. Afinal, quando o assunto é viagem em família é preciso muuuita força, paciência e organização pro negócio funcionar e todo mundo se divertir.  Ah, e tem o amor também, né! Esse vai sempre no coração e faz com que tudo sempre termine bem. ♥

Mas, ainda assim, não dá pra descuidar e deixar a viagem ao léu, se não a bagunça e a confusão estão armadas. Se organizando com antecedência, ouvindo a opinião dos outros e entrando em consenso do que é melhor pra todos, a viagem em família vai ser um sucesso, sem dúvidas.

E temos na equipe Imaginarium a nossa especialista em viagem com a família, Renata Miguel, que tem o Instagram @sobreomundoeoutrascoisas dando dicas comprovadas e vivenciadas do que dá e não dá certo numa trip dessas. Espia os 7 passos e experiências da Família Miguel:

Viajar em família é sempre muito legal! Mas, para evitar qualquer tipo de stress, a viagem em questão vai precisar de pelo menos um mínimo de planejamento pra que os lugares e programas escolhidos agradem a grande maioria. O bom senso familiar (isso existe?) tem que sempre prevalecer. Lá em casa funciona assim:

#1. Conciliar as férias: Primeiríssimo de tudo, cada dia é mais difícil conciliar férias de todos ao mesmo tempo. Faz dois anos que isso não acontece, mas vamos tentar ano que vem para que todos venham me visitar na China (sim, a Renata trabalha no nosso escritório do outro lado do mundo)!

#2. Considerar as limitações de cada um: Fechada a data, o roteiro tem que ser algo que todos possam curtir (por exemplo, não dá pra querer escalar o monte Everest porque meus pais não conseguiriam – nem as filhas, hehe, mas só pra ilustrar a situação).

#3. Escolher o meio de transporte ideal: Escolhido o roteiro, o número de pessoas vai sempre ajudar na hora de escolher o meio de transporte no destino. Por exemplo, no Rio de Janeiro, quando todos lá de casa fomos assistir a um show de uma banda que é amor-coletivo-da-família (Dave Matthews Band), alugamos um taxi por diária e que ficou disponível para nós durante dois dias. Valeu super a pena, porque queríamos fazer turismo e rodamos o Rio com alguém que conhecia muito a cidade. Em todas as viagens em família que fiz (pai, mãe e irmãs – avó, tias e primos – meus pais e meus tios), passamos por várias situações, desde alugar uma mini van com 8 lugares a um carro pequeno para rodar entre cidades no interior, e ainda andar de metrô nas grandes cidades, onde alugar carro seria loucura.

#4. Respeitar o estilo de todos: Lá em casa somos em 3 irmãs e com perfis bem diferentes. A mais nova já rodou a Ásia com 35 dólares por dia (hospedagem e alimentação!!!),  já eu sempre viajo com um orçamento pré-determinado, mas de vez em quando me dou ao direito de um luxinho. E pra terminar, a irmã do meio não pode passar perrengue de jeito nenhum. Imagina conciliar tudo isso? Nós e meus pais sempre achamos um jeito!

#5. Estar ciente de que imprevistos vão acontecer: Na França, certa vez , todos dividiram quarto e na primeira noite, de madrugada, tivemos que sair atrás de uma farmácia, para comprar tampão de ouvido. Meu pai roncava muito e minha irmã não conseguia dormir (consequentemente, mau humor do cão, haha!). No show que comentei lá em cima, queríamos ficar no gargarejo e fomos os primeiros a chegar. Claro que quando a banda começou meus pais não aguentavam mais! Logo nas primeiras músicas foram pra trás da arena curtir o show sentados. O negócio é não estressar e respeitar a vontade de cada um.

#6. Separar funções: Normalmente reserva de hotel fica com o meu pai e as programações com as filhas (pesquisar em blog, achar lugares fora das enrascadas turísticas etc.).

#7. Guardar com carinho as memórias: Minha mãe adora fazer scrapbook e tem de quase todas as viagens que fez. Tem milhões de acessórios, papéis e uma paciência invejável. Com esses causos, histórias, perrengues, é que as fotos reveladas no scrapbook fazem todas as lembranças ficarem melhores ainda! <3