DIY decoração de natal com guirlandas

Final de ano é tempo de decorar a casa pro Natal! Árvores, bolas, fitas, guirlandas, meias, papai-noel ou luzinhas, existe uma infinidade de arrumações clássicas pra criar o clima da festa mais esperada do ano. Mas ter uma árvore em casa não é tão fácil, já que nem todo mundo tem espaço pra uma, certo? Por isso a gente achou três projetos DIY de guirlandas ótimos. Elas ocupam pouco espaço, podem ser penduradas numa estante, no guarda-roupa ou até na parede e dão uma cara toda especial pro ambiente. E o melhor: são baratas e fáceis de fazer.

A primeira tem a cara do natal porque é uma guirlanda de pinhas. Sabe, dos pinheiros? Então. Só que dessa vez elas estão douradas. Dá uma olhada:


Você vai precisar de:

  • Pinhas
  • Fio de juta ou barbante
  • Spray de tinta dourada
  • Folha de ouro + cola especial
  • Pincéis de espuma
  • Spray selante
  • Ganchos
  • Alicate

Como fazer:

  1. Aplique a cola especial para a folha de ouro nas pinhas e deixe secar conforme as indicações do fabricante. Aqui o quanto mais cola você passar, mais a folha de ouro vai colar nas pinhas, então você escolhe!
  2. Para deixar secar, você pode usar uma caixa de ovo pras pinhas ficarem bem apoiadas.
  3. Para deixar as pinhas douradas, é hora de brincar com as folhas de ouro! Como são folhas muito finas, comece envolvendo as pinhas e friccionando a folha. Ela vai esfarelar, mas tudo bem.
  4. Você pode pegar os pedacinhos de ouro que caírem com um pincel e ir “colando” na pinha. Como alternativa pra quem não achar folhas de ouro, você pode usar spray dourado!
  5. Coloque os ganchos nas pinhas com a ajuda de um alicate. Se você não achar ganchos dourados pode pintar com um spray.

Agora que você já tem todas as pinhas é hora de colocar num barbante! Deixe cerca de 15cm para cada pinha. Comece colocando uma pinha no centro do barbante e fazendo um nó, pra ela não se mexer. Depois vá colocando as pinhas iguais para cada lado. Prontinho.

As outras opções são mais fáceis de fazer. A com folhas em clima de outono podem ser folhas falsas, que você deve encontrar em lojas de decoração. Aí é só pintar da cor ou com o que quiser (nesse caso, glitter). Falando em glitter, uma guirlanda linda e que pode ser usada pra outras ocasiões depois é essa linda de bolinhas de glitter. Dá pra fazer como nessa ideia, onde os círculos de papel são costurados juntos, ou então optar por outras cores.

Agora é só escolher o estilo pra sua decoração de natal ser perfeita com uma guirlanda (ou várias, por que não?)! ;)