#EarthDay: Os achados da Guanabara e o lixo responsável

Quanto vale uma bola de futebol furada? Uns 50 mil reais? Uma mochila rasgada vai por 25 mil reais? E que tal um computador quebrado pela bagatela de 200 mil reais?

Tá achando esse papo uma loucura? Pois é! Uma loucura bem real que mostra o valor médio dos danos causados ao ambiente pelo descarte irresponsável de produtos como esses, em lugares impróprios como a Baía de Guanabara.

O projeto genial chama “Achados da Guanabara – Os presentes que a Baía de Guanabara nunca quis ganhar” e foi idealizado pela 1 Menos Lixo em parceria com a Agência Staff, e é perfeito pra nos fazer repensar, especialmente hoje, no Earth Day (dia da Terra), em como os  nossos atos se refletem no futuro e na importância de uma boa relação com o planeta, com a natureza e, consequentemente, com a vida.

Objetos como esses citados foram resgatados por mergulhadores na baía e fotografados pra serem expostos virtualmente nos sites Enjoei e Americanas.

Lá estão vários produtos em estado deplorável (com uma descrição pra lá de irônica), com uma oferta simbólica que vale o preço que esse lixo custaria até recuperação e despoluição do ambiente. O cálculo é feito considerando que todo objeto custe R$1000 para cada ano do seu processo de decomposição. Aí é só multiplicar e preço a ser pago é sempre muito alto pra todos nós.

E isso é válido praquele papelzinho de bala, pra sacola plástica, pra bituca e qualquer outro objeto que não pertença à natureza. Pode parecer pouco, mas espalhando essa consciência ambiental por aí isso pode sim fazer uma diferença danada na vida de todo mundo, inclusive na sua.

O que a gente quer é uma Terra mais leve, limpa e linda de mãos dadas por uma corrente do bem pra todos nós e pro nosso planeta. Chega mais com a gente! :)