Estatísticas sobre livros e leitura

Pode folhear todo o calendário, nenhum dia vai ser mais literário que hoje, o Dia do livro!

Os livros amam letras, mas também sabemos que os números não mentem, e mostram como o encanto pela leitura é sim levado pro resto da vida em alguns países, mas também revela a necessidade de mais incentivo e educação literária em outros.

Espia só: nos países do norte Europeu é onde mais se lê livros no mundo. A média é de 15 livros devorados por ano. França e EUA também têm um bom índice, com 10 leituras feitas por ano. No Brasil ainda precisamos de uma boa melhorada, já que essa média é de apenas 4, sendo que a maior parte desse número se refere ainda aos livros didáticos.

Agora, quando o assunto é venda de livros, a China está em disparada! São em no total 7.103 milhões de livros vendidos na China, enquanto o segundo lugar, os EUA, fica com 2.551 milhões. No Brasil, o montante não passa de 345 milhões.

Bora se mexer ler mais e mais para mudar essas estatísticas brazucas?! A iniciativa começa sempre de você… estabeleça metas para ler mais, se desprenda um pouquinho (ou um poucão como com esse livro aqui), doe e troque livros, faça girar essas fontes de sabedorias. Quanto mais letras, mais bonitos vão ficar esses números e a sua vida, com muito mais conhecimento, aventuras e emoções!