Inspiração da semana: o que você pode fazer com uma câmera lomo

Notícia bombástica: depois do sucesso estrondoso das câmeras Lomo, que chegaram e acabaram rapidinho nas prateleiras das lojas Imaginarium de todo o Brasil, nossas queridas voltaram! E é claro que essa semana vamos falar bastante nelas, contando todas as novidades que temos por aqui. Modelo por modelo, dica por dica.

Por ora, vale dizer que por aqui estamos num momento cliques e mais cliques, adorando as fotos espontâneas que tiramos com as câmeras lomo. Aliás, já falamos aqui, mas você sabe exatamente do que se trata?

A lomografia, popularmente conhecida por lomo, é uma técnica de tirar fotos sem muita pretensão, usando máquinas específicas. Elas são câmeras analógicas (isso mesmo, nada de digital, tela touch screen e cabos), com lentes de plástico, que tiram fotos divertidas, com resultados inusitados. Isso porque as fotos não devem ser batidas com muita produção, a ideia é captar o instante.

Vários modelos foram surgindo, e o bacana é que você pode pirar muito com elas. Olha só alguns exemplos do que você pode fazer:

  • Fotos com lentes diferentes, como a fisheye, que dá aquele efeito de visão bem de perto.
  • Tirar uma foto, não rodar o filme (ou rodar só uma parte), e tirar outra foto por cima, criando um efeito de sobreposição das fotografias.
  • Pode optar por uma câmera que tira quatro ou várias fotos seguidas, captando um movimento de uma maneira bem interessante.
  • Usar filtros coloridos, deixando cada foto com uma cor e textura bem diferente do que seria originalmente.

Ah, tem muita coisa! Muita mesmo, e vamos falar mais disso por aqui. Por enquanto, que tal escolher a sua câmera lomo preferida e já fazer a encomenda?