O futuro é agora: confira os 5 robôs que já são realidade

Futuro já começou faz tempo! Mas enquanto a gente não adere ao visual futurístico prateado e aos carros flutuantes pra entrar no clima geral, muitos robôs vão surgindo e fazendo coisas bem incríveis por aí nesse mundão tecnológico.

Tem robô pra tudo quanto é função, com habilidades de fazer ser humano ficar com invejinha. Vem conferir 5 robôs que já são realidade hoje em dia:

Os Jetsons tinham razão! Foi criado um robô que faz o serviço de quarto de um hotel lá no Canadá. O nome desse amigo é BOTLR (fusão das palavras “robô” e “mordomo” em inglês) e quando bate uma fome nos hóspedes do hotel Aloft é ele quem vai ligar no quarto e oferecer lanchinhos, além de outros pequenos objetos, como toalhas, lençóis e itens de banho. O BOTLR, que conversa com as pessoas pela tela, é também um grande experimento pra analisar a interação não esperada entre robôs e humanos.

De desenho animado a gente vai para os filmes. Quem viu o filme Her e vê o Amazon Echo logo associa um com o outro. Tá, ainda não é algo tão pessoal, mas já é bem espertinho. Na forma de um totem, com potentes alto-falantes e microfones, basta você falar o comando de voz (o nome dado a ele) e fazer a pergunta que pode ser sobre notícias gerais, pesquisas na internet ou só pedir pra tocar um som mesmo.

Mas pra quem acha fofo robôs tipo humanóides (com cara, corpo, etc) vai querer um NAO por perto. Ele, que tem como principal objetivo entreter, usa do reconhecimento de voz e facial pra estreitar os laços com o usuário, que interage com ele e esse robozinho sempre responde da forma mais divertida possível. Tipo, dançando! Espia:

Já quem preferir um companheiro de quatro patas, pode curtir o Spot. Tá, a principal função desse robô não é exatamente a parceria com o ser humano, mas sim a sua capacidade de equilíbrio. Além de um super sensor que capacita ele a andar por terrenos irregulares, escadas e sobre o gelo escorregadio sem grandes problemas, esse robô pode até ser empurrado e chutado que aguenta firme e forte de pé. Esse experimento é uma possibilidade de ajuda em resgates e carregamento de cargas em áreas acidentadas.

Quer uma coisa mais visualmente realista? Então pega esse robô BionicKangaroo. Se ele parado tem a mesma forma de um canguru, em movimento se parece ainda mais, já que o robô pula se articulando de forma idêntica ao animal. Além de ser uma graça ver o robô saltitante, essa também é uma pesquisa que testa e aperfeiçoa modelos de próteses para humanos.