Quiz: qual o seu jeito de fazer o bem?

Hey! Quero ver se você sabe responder essa: como você faz o bem no seu dia a dia? Como é o seu jeito de participar da corrente do bem?

Aiaiai, difícil de responder assim de repente, né?! Mas beleza que a gente tá aqui pra ajudar você a descobrir como você ajuda os outros. Basta fazer esse quiz rapidex, somar os resultados e ver qual resposta é a sua cara.

Vamo lá? :D

 

#1. Você já ajudou alguma instituição de caridade?

a)      Ajudo mensalmente uma instituição e vou lá sozinho quando posso.

b)      Já fui uma vez, achei super legal, divulguei o projeto nas redes sociais e tudo, mas agora tá meio difícil arranjar tempo pra voltar lá…

c)       Fui algumas vezes e em algumas instituições, mas agora tô procurando uma causa pra me engajar de vez e poder ajudar regularmente.

d)      Pfff, claro que já! Inclusive, faço trabalhos voluntários em ONGs.

 

#2. Quando você vê um cachorrinho nitidamente abandonado e faminto na rua, o que você faz?

a)      Olho e vou pra casa.  Mas aí fico com aquilo martelando na cabeça e não resisto em voltar escondido pra ajudar.

b)      Vish! Fico com peninha, mas na minha casa não tem como ele ficar. :/

c)       Levo água e comida, tiro fotos e coloco no Facebook pra ver se encontro um dono.

d)      Me informo com o canil do município ou ONGs de animais sobre castração, vacinas e demais cuidados gratuitos ou mais baratos pra levar o cachorrinho lá. Fico com ele o tempo necessário de recuperação até achar um novo lar.

 

#3. Com relação ao ambiente, como você tem se preocupado com as questões sustentáveis?

a)      Em casa eu sempre tenho cuidados básicos em não desperdiçar água, separar o lixo e aproveitar bem os alimentos. E o bom é que assim também se economiza um monte no fim do mês.

b)      Fora de casa nunca jogo lixo no chão, acho muito feio! Já em casa fico mais relaxado quanto a essas questões. Quando não tem ninguém vendo parece que a gente esquece que é tão importante, né? ;p

c)       Cada dia descubro mais um detalhezinho no meu dia a dia que pode fazer diferença pra natureza. Por exemplo, agora tô na onda de tentar comprar o máximo de alimentos orgânicos.

d)      Eu tenho minhas próprias hortas em casa. Pego tudo fresquinho e livre de agrotóxico. E o lixo orgânico que produzo em casa já vira adubo. Na rua, além dos cuidados básicos, sempre levo minha ecobag no mercado e tento consumir o mínimo de lixo descartável.

 

#4. Você dá uma olhada no guarda-roupas e tá lotado de peças. Na estante não tem mais espaço pra livros. O que você faz?

a)      Separo o que é certeza que não vou mais usar e doo parte pra alguma instituição e a outra vendo pra um brechó e sebo, pra tirar um troquinho caso esteja precisando.

b)      Eu acho lindo! Gosto de ter várias opções mesmo e sempre tenho aquela sensação que um dia vou querer usar. Só doo o que deixa de servir.

c)       Tiro o dia pra fazer uma bela limpeza em tudo. Só fica o que eu gosto mesmo. Fiquei na dúvida? Então não era tão importante. Bora doar.

d)      Difícil isso acontecer, viu? Não costumo acumular muita coisa. Só tenho o que preciso e sempre tô de olho em algo que vai ser mais necessário pra outra pessoa do que é pra mim. Sou bem desapegado mesmo.

 

#5. Você costuma elogiar as pessoas em que situações?

a)      Ai, meu ponto fraco. Costumo ser meio orgulhoso pra isso, sabe?! E não quero ser confundido com puxa-saco. Mas quando a pessoa faz algo muito legal eu sempre falo… nem que depois de um tempo e virtualmente, mas eu falo.

b)      Meu ponto forte! Adoro ser elogiado, então também tô sempre elogiando os outros.

c)       A gente costuma ser meio crítico com tudo e todos, né?! Tô tentando me condicionar a reparar mais nas coisas legais das pessoas e já me sinto bem mais leve!

d)      Sempre que for verdadeiro. Prestar atenção em coisas especiais de cada um e ressaltar o que cada um tem de melhor é bem bacana pra todos.

 

Mais respostas A – Cara amarguinha, coração de açúcar: Nem adianta fazer carão, porque a gente já sabe que por trás dessa pose toda durona tem um coraçaozão do tamanho do mundo. Você é daqueles que sabe que não precisa ficar mostrando pra todo mundo o que faz de bom. O bem não é pra se ver, é pra ser sentido por quem precisa. Tem o nosso amor e respeito total. <3

Mais respostas B – Santinho(a) do pau oco: Vish! Você bem que tá tentando continuar de mãos atadas na corrente do bem, mas não tá dando… O tempo tá corrido? Grana curta? Muitos afazeres? Ó, dá pra ajudar com muito pouco. Elogiando as coisas bacanas das pessoas, dando comida/água pra um cachorrinho de rua, cedendo seu lugar no ônibus pra quem estiver precisando mais do que você, doando as coisas que você não usa mais faz tempo… viu só? Qualquer ato simples já é mega válido. Só não vale falar uma coisa e agir de outra, tá?! ;)

Mais respostas C – Calouro(a) do bem: Começou a se engajar nas causas faz pouco tempo, ainda tem um montão de coisas pra aprender e fazer, mas vontade e disposição pra isso é o que não estão faltando. Empolgação e novas ideias são coisas sempre boas, e pra fazer o bem então, são essenciais! :)

Mais respostas D – Madre Teresa: Gente, como faz pra ser tão bondoso desse jeito? Você não só tá no caminho certo como já tá canonizado, guiando o resto do pessoal e sem pretensões de parar essa jornada. Bonito demais de se ver. Palmas! :D

Imagem