Truques caseiros para fazer fotos profissionais

Quando não se tem exatamente os aparelhos pra fazer as técnicas e efeitos que você quer, o que se faz? Ah, deixa pra lá? Que nada, improvisa!

Mas a gente ainda dá uma forcinha e deixa de bandeja alguns preciosos truques caseiros pra você conseguir resultados bem legais nos seus clicks:

Com um saquinho plástico ao redor da lente você já vai conseguir o efeito fog, aquele que fica uma névoa na imagem, e muitas vezes também obtém o efeito flare, que é quando a luz reflete e aparece na imagem.

Outro efeito divertido que se mantém super na moda é o Bokeh, aquele em que luzinhas nas mais variadas formas ficam sobre a imagem. O resultado realmente fica um charme só, tanto que a gente já ensinou aqui no Blog o todo o passo a passo pra fazer esse truque com efeito de coração na foto.

Tá precisando de um zoom potente, mas a sua câmera não tem? Use um binóculo ou luneta na frente da lente! Com isso você vai conseguir maior aproximação sem a perda qualidade original da foto, e ainda você ainda pode conseguir um efeito extra nas fotos com a borda arredondada e escura.

Um difusor de Flash parece um equipamento profissa demais pra você? Que nada! Dá pra ter isso facinho com as coisas que você tem em casa! Caso a câmera seja analógica ou mais profissional, você pode colocar um copo plástico cortado na posição horizontal na frente do flash, ou ainda um papel vegetal enrolado. Se for uma câmera digital, basta colar um papel de filtro de café na frente do flash e voilá! Adeus sobras indesejadas e a luz ficará bem melhor direcionada.

E quem também quer dicas criativas pra usar e abusar da câmera do seu celular, espia aqui esse vídeo com 7 truques fotográficos simples e práticos feitos com um iPhone:

Bons clicks! ;)

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4